Patologias

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula do sistema genital masculino. Seus sintomas incluem:

• Presença de sangue na urina;
  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato da urina;
  • Demora para começar e parar de urinar;
  • Vontade de urinar mais vezes que o normal.

Vale lembrar que, no estágio inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, por isso, manter os exames em dia é fundamental, já que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

Hiperplasia prostática benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é um aumento não canceroso da glândula prostática. É uma condição que aparece com frequência conforme a idade avança, atingindo cerca de 70% dos homens acima dos 70 anos.

Seus sintomas incluem: dificuldade para iniciar a micção, fluxo urinário fraco, dor durante a micção, sensação de que a bexiga não esvazia completamente e gotejamento no final da micção.

Câncer renal

O câncer renal é o tumor que ocorre quando as células dos tecidos que compõem o rim crescem de forma desordenada e acelerada. Essa doença é mais comum em indivíduos entre os 50 e 70 anos e atinge mais os homens do que as mulheres.

Em estágio inicial, o câncer de rim geralmente costuma não apresentar sinais e sintomas. A condição é diagnosticada acidentalmente durante exames de rotina. Quando manifesta sintomas, os principais são:

• Sangue na urina;
  • Dor lombar;
  • Massa abdominal palpável;
  • Dor ou ardência ao urinar.

Cálculo renal

A urolitíase, mais conhecida como pedra nos rins ou cálculo renal, é uma condição que tem como principal característica a formação de massas sólidas, parecidas com pedras, causadas pelo acúmulo de substâncias minerais presentes na urina. Essas massas ficam no interior dos rins ou nas vias urinárias e dificultam o funcionamento do sistema urinário. Caso se desloquem até a bexiga, podem causar fortes dores.

Seus sintomas incluem: vontade frequente de urinar, diminuição do fluxo urinário, sangue na urina, ardência ao urinar, dor na lombar que irradia para o abdômen e cólicas intensas.

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um tumor silencioso que atinge as células desse órgão que faz parte do aparelho urinário.

Muitas vezes, esse tumor pode evoluir sem apresentar quaisquer sintomas, mas, de forma geral, o seu sinal mais característico é a hematúria, ou seja, a presença de sangue na urina.

Além disso, outros sintomas, menos comuns, também podem ocorrer, são eles: urinar com mais frequência, sensação de dor ou ardência ao urinar, vontade incontrolável de urinar mesmo que a bexiga não esteja cheia e dificuldade para urinar ou fluxo fraco.

Incontinência urinária

A incontinência urinária é a doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É mais comum em mulheres do que em homens e pode se manifestar em todas as idades, apesar de ser mais frequente em pessoas acima dos 50 anos.

As causas da incontinência incluem: infecção urinária ou vaginal, constipação, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, efeitos colaterais de cirurgias, entre outros.

Existem diferentes tipos de incontinência e os sintomas variam:

• Incontinência urinaria de urgência: causa vontade súbita de urinar;
  • Incontinência urinária de esforço: causa perda de urina quando a pessoa ri, tosse, etc;
  • Incontinência mista: associa incontinência de urgência e de esforço;
  • Enurese noturna: causa perda involuntária de urina durante o sono.

Disfunção erétil

Disfunção Erétil (DE) é uma condição caracterizada pela incapacidade contínua de obter ou manter uma ereção. A DE também pode vir acompanhada da redução do desejo sexual e pode estar relacionada com diferentes fatores, problemas físicos ou psicológicos, efeitos colaterais de medicamentos, hábitos de vida pouco saudáveis e problemas hormonais.

Os sintomas da DE incluem:

• Incapacidade de alcançar uma ereção mesmo quando há estimulação sexual adequada;
  • Incapacidade de manter uma ereção por tempo suficiente para completar uma relação sexual;
  • Diminuição do interesse ou da excitação sexual.

Ejaculação precoce

A Ejaculação Precoce (EP) é um problema que acomete cerca de 30% dos homens. Considerada uma disfunção sexual, essa condição ocorre quando o indivíduo ejacula mais cedo do que ele pretende ou do que é considerado saudável, e normalmente está relacionada com outros problemas, como ansiedade, infecção da próstata, hipersensibilidade da glande, entre outros.

Os 3 sintomas que indicam a EP são:

• Quando o período entre a penetração e a ejaculação é menor do que o desejado;
  • Quando o homem não consegue controlar ou retardar a ejaculação;
  • Quando o homem tem sentimentos de angústia, frustração e ansiedade durante a relação sexual.

Varicocele

A varicocele é uma doença que causa a dilatação anormal das veias testiculares, dificultando o retorno venoso e provocando alterações na função do testículo. Por provocar um aquecimento contínuo no testículo, essa condição afeta a quantidade e qualidade dos espermatozoides, podendo causar infertilidade.

Essa condição surge geralmente na puberdade, entre 12 e 13 anos e geralmente é assintomática, mas raramente pode causar desconforto local, aumento de volume escrotal e dor no testículo. Pode provocar prejuízo na produção de espermatozoides e como consequência infertilidade.

Fimose

A fimose é uma condição caracterizada pela dificuldade ou incapacidade de expor a glande. Ela pode ser congênita, quando os meninos nascem com o prepúcio grudado à glande, ou adquirida, quando há uma espécie de anel apertando a glande, impedindo que o prepúcio seja recolhido.

Os sintomas da fimose incluem: ejaculação precoce, dor durante relações sexuais, aumento dos riscos de proliferação de vírus e disseminação de infecções sexualmente transmissíveis.

Dr. Raul Messias é médico urologista de Goiânia com CRM 13717 e RQE 8280 e 7914.

• Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Residência médica em Urologia pelo Hospital das Clínicas da UFG;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Regional do Gama – DF (HRG);
  • Pós-Graduação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
  • Tratamento de alta qualidade;
  • Milhares de cirurgias realizadas;
  • Experiência comprovada.

Lúmen Clínica Médica

Whatsapp: (62) 99642-1985

Endereço: Órion Business Av. Portugal 1148 Salas C1901 E C1903, St. Marista, Goiânia, Goiás.

Hospital e Maternidade Vila Nova

Contato: (62) 3946-4711 / 3946-4713 /3946-4732

Whatsapp: (62) 99109-3601

Endereço: Rua 225, N° 158, St. Leste Vila Nova, Goiânia, Goiás.

Hospital do Coração Anis Rassi

Contato: (62) 3227-9000

Whatsapp: (62) 99924-1238 / 99925-7247

Endereço: Av. A, N° 453, St. Oeste, Goiânia, Goiás.

Lumina Centro Médico

Whatsapp: (62) 98156-9010

Endereço: Av. Cora Coralina, St. Sul, Goiânia, Goiás.

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 99642-1985